Do Jogo para a Vida

Como transferi meu prazer por jogos para benefícios no dia a dia

Se você é como eu, games foram parte relevante da sua vida.

Desde jogos em console, do Mega Drive ao PlayStation, a eventualmente PC Games e jogos competitivos.

Tem algo sobre os jogos, que nos prende. Que nos faz querer melhorar, tentar novamente, até ser capaz de superar o próximo desafio, a fase, o round.

As vezes jogamos sozinhos, refinando as habilidades para melhorar. As vezes em grupo, dando risada com amigos, mas ao mesmo tempo, tentando vencer, ou fazer jogadas épicas.

Esse contexto inteiro é cativante. Quando nos damos por conta estamos assistindo videos de dicas de como melhorar, lendo artigos, praticando.

Na grande maioria dos jogos, jogava totalmente por diversão, e me saía relativamente bem. Porém acabou que esta paixão me levou a ser:

  • Campeão Brasileiro, e Pan-americano de Guitar Hero. Com 18 anos, em 2008 e 2009.

  • Jogador profissional de Poker de 2009 até 2021. Onde fui campeão Brasileiro em 2012, e vencedor em alguns dos torneios mais competitivos do mundo ao longo dos próximos anos.

Estes feitos me fizeram achar que iria me dar bem em qualquer área que colocasse meu tempo, foco e dedicação. Na prática não foi bem assim. Pelo menos não no início.

Tudo que tentei fazer fora do contexto de games, foi bem turbulento inicialmente. Tanto na parte financeira, pessoal quanto profissional.

Tropecei para caramba, fiquei inseguro, perdi confiança. Questionei o que estava fazendo. Desisti e mudei de direção várias vezes.

Acontece que na vida os objetivos não são tão claros como nos jogos, as habilidades necessárias para conquistá-los não são tão evidentes. O caminho do sucesso normalmente não está tão bem definido.

E se fossemos capazes de construir nossas buscas pessoais e profissionais na vida, num formato que seja tão excitante como o dos jogos? E se para passar de fase na vida, você tivesse clareza que só precisa andar para a direita igual no Super Mario, pular os buracos, e desviar de alguns inimigos?

Quão potente seria a sua vida hoje, se mirasse numa única direção por 2 anos inteiros, sem reconsiderar? Se usasse a maior parte do seu tempo produtivo, num plano efetivo, e claro, feito para alcançar seus objetivos? Se estudar uma habilidade, fosse tão prazeroso quanto assistir um video sobre o seu jogo favorito?

Neste texto, irei apresentar uma metodologia que utilizo para pensar e estruturar meus objetivos, e planos, gerando mais clareza no dia a dia e, consequentemente, mais confiança, motivação, e sentimento de realização.

Nós somos como esponjas

Nossa jornada de vida até aqui formou as nossas percepções, nossos aprendizados, nossas forças, e fraquezas.

Como num jogo, ao longo da vida, aprendemos tanto em cada estágio (com informações, erros e acertos) que ao comparar nossa vida, a 5 anos atrás, tudo se transformou. Nossas visões, habilidades, conhecimentos, motivações, propósitos. De certa forma até nossa identidade, e personalidade se transformaram.

É como se fossemos uma esponja, que absorve tudo o que acontece a todo o momento, tanto aspectos positivos, quanto negativos. E após a absorção nos tornamos algo um pouco diferente, algo evoluído, vivido.

Somos um reflexo das experiências que vivemos, das escolhas que fizemos, das pessoas que convivemos, das fontes de informações que optamos por consumir, da distribuição de tempo entre lazer e progressão. E também, de um pouco de eventos de sorte ou acaso, que fazem parte do jogo.

O maior jogo é a Busca por Clareza

Nos Jogos, os objetivos, aprendizados e ajustes são mais óbvios. Cair no buraco te leva a morte, Pular o inimigo leva a sobrevivência. Passar de fase te deixa mais perto do chefe, que precisam ser vencidos para conquistar o jogo.

Já na vida, normalmente é necessário um nível mais profundo de análise e interpretação. Mas a lógica, é exatamente a mesma, desde que você seja capaz de encapsular as informações em conceitos que a sua mente consiga organizar.

Nossa mente tem dificuldade em dar clareza a um conjunto de informações extenso e bagunçado.

Uma vez atingida tal clareza, podemos andar sem olhar para trás.

"Clareza é o ponto de partida para qualquer sucesso"

- W. Clement Stone

As Regras do Jogo

O primeiro passo para aumentar suas chances no jogo, é saber que está num jogo, goste ou não.

Você não consegue mudar as regras do jogo. Você é o protagonista, seu corpo funciona utilizando energia para tudo, até para pensar. Tem algumas limitações, você nasceu no seu país, na sua cidade, na sua família.

Suas experiências prévias te trouxeram até aqui, goste ou não. É o seu ponto de partida de hoje.

Seu futuro está em suas mãos. Como você irá usar seu tempo e sua energia daqui para frente, é o maior fator ao prever o alcance das suas conquistas.

A ideia é cultivar uma rotina que te permita caminhar em direção aos seus objetivos, enquanto absorve informações e aprendizados, e que no processo tragam ainda mais clareza no seu direcionamento e objetivos.

Entenda as variáveis do jogo

Através das minhas próprias reflexões e experiências criei uma metodologia (C.O.D.E.R.) para ajudar nesta busca:

  • Clareza: Organizar o Caos das ideias e aprendizados que absorvemos até aqui, trazendo o máximo de sentido possível as conexões entre tudo.

  • Objetivos: Com sua mente mais clara, definir o que está buscando

  • Direção: Montar uma estratégia que te faça avançar em direção aos seus objetivos.

  • Execução: Agir conforme a estratégia, impulsionado e motivado pela sensação de avanço, e evolução, por menor que seja.

  • Refinamento: As ações do dia a dia geram novas informações que precisam ser digeridas para reestabelecermos a clareza no plano geral.

Curiosamente, ao organizar o plano desta forma estamos "Codando" a nossa vida.

Os jogos mais cativantes normalmente entregam um contexto simples para nos direcionar, despertando o melhor do nosso Foco.

Se estamos como Terroristas no Counter-Strike, temos a Clareza, de que o Objetivo é eliminar os inimigos dentro do tempo, ou plantar uma bomba na base inimiga até que exploda. Com isto a Direção está clara, e podemos focar em Executar táticas e colocá-las a prática. Dando certo ou errado, colhemos os aprendizados e Refinamos nossas estratégias e habilidades.

No começo as coisas dão mais errado do que certo, mas a cada round, a cada partida, a cada dia, refinamos nossas habilidades e estratégias, começando o próximo round mais preparado, e com mais chances de vencer. Até que eventualmente, através de decisões mais inteligentes, e habilidades melhoradas, vencemos os rounds, e a partida, coroando o esforço. Esta sensação é completamente viciante.

Na vida, nem sempre a direção está tão clara, frequentemente nos questionamos dos nossos objetivos, do nosso propósito, e se os caminhos que estamos percorrendo de fato irão nos levar até algum lugar.

Clareza

No mundo atual, temos acesso a muita informação, até demais. Por um lado é incrível, temos acesso a quase qualquer resposta, a todo momento. Por outro lado, as vezes nos sentimos perdidos no meio de tantas informações, opções e oportunidades.

Nunca foi tão difícil organizar nossa mente, nosso raciocínio. Por que basicamente nunca se teve tanto acesso a informação e distração ao mesmo tempo quanto hoje.

Não é a toa que estamos na era dos Transtornos de Atenção e Foco.

Da forma que enxergo este problema, a organização mental precisará fazer parte da nossa rotina, para sempre. Como se fosse uma faxina mental, que precisa ser feita de tempos em tempos para manter a casa em ordem.

A primeira etapa é reconhecer este problema, e buscar ativamente colocar mais intenção e energia no processo de escolher onde estamos colocando nossa atenção.

Podemos imaginar que esta é uma fase do nosso jogo da vida.

Cada informação nova consumida é absorvida pela nossa esponja. Se a ideia se conectar a conceitos bem digeridos e organizados na nossa mente dando sentido ao todo, nosso personagem ganha pontos de Clareza.

Nem sempre é tão simples, muitas vezes a informação não casa inicialmente, e fica solta na nossa cabeça, ou até oferece um contraponto que desconstrói lógicas que já havíamos construído.

Como passamos muito mais tempo vivendo, e absorvendo as informações, do que organizando as ideias, temos uma tendência a instaurar o caos na nossa mente. Aí que entra a necessidade da faxina mental.

Neste assunto, muitas pessoas recomendam meditação. Não foi exatamente o que funcionou para mim, porém tem bastante embasamento científico. Então pode ser uma boa ideia tentar.

Para mim o que funcionou foi o constante consumo de conteúdos tangenciais a assuntos que já digeri bem.

Exemplo, games fizeram parte da minha vida. Quando fui estudar business, entrei a fundo em E-sports. Onde aprendi sobre Marketing, Performance, Gestão, Financeiro. Tudo começando pela conexão destes tópicos, a assuntos que já haviam sido bem digeridos. Facilitando a conexão dos conceitos, e consolidando os galhos da árvore do conhecimento para prepará-los para informações mais densas e profundas em cada um destes tópicos.

Como exemplo, alguns anos a frente, até entrei mais a fundo tecnicamente em marketing. Mas se houvesse começado por um livro de Harvard de Marketing, provavelmente teria tido resistência, e até mesmo pouca motivação em prosseguir. Ainda não estava preparado.

Cuidado ao direcionar sua atenção!

Um conteúdo consumido exclusivamente por Lazer, tem a sua função. A maioria de nós precisa de um pouco disto. Inclusive, são conteúdos que não geram muita bagunça mental, por que não estamos buscando armazená-los ou dar sentido a eles. Não requerem esforço, já que não temos que pensar sobre. Estes conteúdos não irão ter papel relevante na nossa busca pela evolução em direção aos nossos objetivos. Então temos que tomar cuidado, para não cair nos vícios que os algoritmos tentam nos colocar. Todos estão usando de táticas para roubarem sua atenção o tempo inteiro.

A mente é nosso templo, todas as ações e decisões partem dela. Cuidando, iremos melhorar nossa capacidade de definir os nossos propósitos, objetivos, e planos para alcançá-los.

Somente de olhar para este assunto desta forma, a própria intenção de melhorar no dia a dia já ajudará a manter a mente em ordem. Ao longo do tempo ganhamos mais ferramentas para lidar com a organização mental. Este foi o gatilho que me motivou a começar a escrever. Percebi que ao precisar colocar ideias em palavras, me forçava a dar sentido a assuntos que ainda não tinham sentido completo para mim.

Minha sugestão é sempre dedicar parte do seu tempo para conteúdos agregadores, como podcasts, entrevistas, vídeos informativos. Além de buscar se inserir em ambientes e assuntos que te desafiem, porém que te façam absorver mais informações complementares do que o contrário. E quando a mente estiver muito sobrecarregada, dê um tempo, e se possível saia para caminhar e tentar organizar as ideias.

Dica: Assim como todo jogo, não precisamos saber tudo para começar. Comece de onde está, tente, erre e aprenda. O próprio processo irá te conduzir para a evolução, se sua intenção tiver clara.

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho, serve.”

- Sêneca

Objetivos

Para o plano funcionar, precisamos de objetivos claros. Irei dividir em três grupos. Reflita em qual grupo se encontra.

Grupo 1 - Tem bastante clareza no que está buscando como objetivo tanto no curto quanto no longo prazo, tanto no macro quanto no micro.

Grupo 2 - Tem alguns objetivos vagos como "Ser Feliz", "Empreender para ganhar dinheiro com liberdade", "Estudar para me dar mais chances"

Grupo 3 - Não tem a menor ideia do que está buscando na vida. E convive com uma sensação de falta de propósito e motivação constante.

A ideia é alcançarmos o Grupo 1, e tentar nos manter por lá, em momentos de incerteza. Mas se hoje se sente no Grupo 3, foque em começar. Abra um arquivo de texto, comece a escrever e refletir. Deixe a combinação da intenção, e da sensação de avanço te conduzir.

Comece pelos Macro Objetivos. Vou compartilhar algum dos meus como exemplo:

  • Objetivos Maiores

    • Viver bastante, e com saúde

    • Ser um bom pai (Meu primeiro filho acabou de nascer)

    • Construir uma versão minha cada vez mais potente em Intelecto, Recursos, e Experiências, para poder impactar positivamente minha família, as pessoas ao meu redor, e eventualmente ainda mais pessoas através de negócios, e até de conteúdo.

    • Alcançar uma liberdade que me permita um nível alto de escolha do uso do meu tempo.

  • Objetivos de Apoio (Que você julga necessário para alcançar os Maiores)

    • Cuidar da Saúde - Corporal, e mental.

    • Gerar Renda.

    • Aprender Sempre. Para ser mais inteligente, é necessário constante consumo de informações, e organização das mesmas. Seja em Videos, Podcasts, Livros, Artigos, Cursos, Mentoria.

    • Cultivar bons relacionamentos - tanto amigos, quanto em negócios, buscar pessoas que colaborem para os objetivos, ou ao menos que não joguem contra.

      • O jogo é cooperativo. Todos estão jogando. Várias pessoas ao seu lado. Alguns contra. Ganhar a partida é imensamente mais difícil com aliados que não estão em busca dos mesmos objetivos que você.

  • Objetivos Práticos

    • Me alimentar bem.

    • Dormir bem

    • Desdobrar o "Aprender" em temas específicos

      • Aprender Inglês (Foi essencial para me trazer até aqui) - A busca por informação e aprendizado são pilares de todos os meus objetivos. O inglês me permitiu aumentar o número de opções de conteúdos disponíveis sobre qualquer assunto. Acelerando e potencializando o meu aprendizado de tudo.

      • Aprender sobre Negócios

      • Aprender sobre Paternidade e Família

      • Aprender sobre Futuro e Inovações

      • Aprender sobre Saúde

      • Aprender sobre Liderança

    • Escrever para organizar e documentar as ideias.

São só alguns exemplos. Parece que tudo de certa forma se encaixa. Esta é a Clareza que temos que buscar. Com a direção clara, o jogo da vida fica muito mais fácil e prazeroso.

Como no jogo, vencer uma Fase te leva até a próxima Fase, te deixando mais perto dos seus objetivos.

Nem sempre as coisas foram tão claras por aqui, mas hoje me sinto num momento onde minhas ações estão cada vez mais conectadas com os meus propósitos. Esta clareza vem criando um ciclo positivo, que me reduziu muito as dúvidas e ansiedades, aumentando a confiança, equilíbrio mental e produtividade.

Direção

Agora que esclarecemos o que estamos buscando, temos a capacidade de definir quais ações/decisões nos aproximam dos nossos objetivos, quais são neutras, e quais nos afastam.

A busca é por testar, aprender, e mirar em reduzir o que te tira da direção desejada.

Exemplo, no meu caso, percebi que quando janto muito tarde, e como bastante, como consequência levo muito tempo para dormir, e durmo pior. Me levando ter um rendimento pior no dia seguinte em diversos pontos dos meus objetivos.

Eventualmente acaba acontecendo, e está tudo bem, mas a simples consciência do dano, me faz refletir e buscar deixar acontecer com menos frequência.

Para os meus objetivos, alguns exemplos:

  • Ouvir um podcast educativo = Direção Positiva

  • Scrollar o Instagram = Direção Negativa (Para os seus objetivos pode ser positivo, se você trabalha com Social Media Marketing, por exemplo)

  • Fazer Exercício = Direção Positiva

  • Encher a cara = Direção Negativa

Não significa que eu não tome uma cerveja ou vinho de vez em quando, ou não coma uma pizza, hambúrguer. Estes prazeres fazem parte da vida, principalmente da vida social. Porém quando escolho ir por este caminho, tenho ciência de que são pequenos desvios, e que preciso cuidar para serem uma menor parte do uso do meu tempo. Se não me distancio da minha busca.

Quando me distancio demais da minha direção. (O que as vezes acontece) Como exemplo, tomar um porre, e ficar 1 a 2 dias de ressaca. No dia seguinte, não tenho energia mental para consumir conteúdos informativos, nem para me exercitar, nem para ser produtivo. Ai como já está tudo errado naquele momento ainda nos alimentamos pior, e passamos o dia assistindo qualquer bobeira. Todos já passamos por isto.

Estes são os momentos que tiram a nossa Clareza, e que no fundo da consciência nos desconecta dos nossos objetivos e propósitos. Gerando ansiedade, insegurança.

Com esta visão, conseguimos listar inúmeras ações, que podemos fazer a partir de hoje, que nos aproximam dos objetivos. E ir construindo o nosso caminho, obstáculo por obstáculo, fase por fase. Enquanto construímos um plano maior. Ao invés de esperar um plano perfeito aparecer na nossa cabeça, o que na vida real, quase nunca acontece.

O plano é construído ao longo do jogo.

Execução

Se as etapas anteriores tiverem feito sentido para você, agir em direção aos seus objetivos, agora que tudo busca se conectar com a sua essência, vai ser prazeroso, claro, e quem sabe até divertido.

Comece o curso, leia o livro, ouça o podcast, assista o vídeo, se aplique para a vaga, abra a empresa, chame a pessoa, que pode te ajudar no momento que você está, para um café. O que quer que seja que esteja em linha com os seus objetivos verdadeiros, comece! Não aguarde a perfeição, de o primeiro passo, caia no buraco, comece de novo e volte mais forte.

Hora de acertar, errar, tropeçar, se levantar. Perceber que precisa ser melhor em alguma habilidade específica como comunicação, sociabilização, networking, conhecimento.

Cada passo, seja certo ou errado, representa um avanço na linha do tempo do seu jogo. Ou a gente avança, ou a gente aprende. Perceber isto serve de combustível para querer mais.

Refinamento

Cada ação gera uma informação. Entenda, absorva, reflita, conecte com o todo, e ajuste o que precisar ajustar.

Se foi muito grosso numa conversa, e o resultado foi negativo, seja menos grosso na próxima. Quem sabe até assista um video sobre comunicação com respeito.

Se o chefe não gostou de um trabalho, entenda como melhorar, colha feedbacks.

Evite reclamar. Reclamar não te deixa mais perto dos seus objetivos, e ainda desvia a sua atenção do que realmente importa: - O que podemos fazer, para aumentar nossas chances de sucesso da próxima vez?

Se não há nada a ser feito, não gaste sua energia. Mas quase sempre há algo a ser feito.

O refinamento é constante, daqui a alguns meses, constantemente absorvendo informações, algumas das suas visões podem passar a não fazer mais total sentido quanto fazem hoje. E está tudo bem. Nossa vida é dinâmica. Quando isto acontecer normalmente você perceberá alguns sinais de Caos voltando a tomar forma, ansiedade, preocupações.

  • Reflita, planeje — Se mova, aprenda!

Se não sabe por onde começar, pule duas etapas. Comece agindo, se mova para alguma direção, aprenda, reflita, e planeje o próximo passo. Qualquer ação gera uma reação e um aprendizado. É mais fácil continuar jogando depois de começar.

Boa sorte, e bora para o jogo!

– Cassio Kiles